quarta-feira, 1 de agosto de 2012


 “Os sete saberes necessários à educação do futuro”



Edgar Morin em seu livro Os Sete saberes à educação do futuro vem falar sobre os sete saberes, ou sete programas que deveriam ser o centro da formação dos futuros cidadãos. Esses programas são:

1 - O Conhecimento - processo de construção que pode ser modificado ao longo do tempo, que assim como nós seres humanos é mutável. O conhecimento nunca está pronto e acabado, estamos sempre em construção e reconstrução. O ser humano não vive só. Ele está inserido em comunidades onde acontece diferenças culturais, sociais e de origem. A vida em sociedade nos envolve de conhecimento e junto vem os erros, mas mesmo quando acontece os erros aprendemos com ele. Essa construção do conhecimento se dá através da figura do professor como mediador e não como detentor e expositor do conhecimento. Antes o professor era o transmissor do conhecimento e o aluno tinha que aceitar. O conhecimento sistematizado é interessante e aplicável ,porém os conhecimentos prévios dos alunos devem se valorizados.

2 - O Conhecimento Pertinente - é o conhecimento não fragmentado, contextualizado, onde as questões biológicas, a afetividade interfere e tem significado na aprendizagem. O mundo é formado pelo ensino disciplinar onde obtemos informações necessárias, porém não devemos esquecer os aspectos humanos, para que essa aprendizagem seja significativa no cotidiano. Aprendizagem significativa é aquela que faz sentido para o aluno seja aquilo que lhe é ensinado tem significado no mundo em que vive.

3 - A Identidade Humana - O homem é ser biológico, social, cultural e histórico, que quando se apropria de algum conhecimento, informação ele modifica e descaracteriza o que já tinha, tornando um processo de desconstrução, construção e reconstrução. A vida não é aprendida somente nas ciências formais como matemática, economia, biologia e outras. Podemos também compreender a complexidade humana através da poesia (Literatura), pois é trazendo para o dia a dia que podemos entender a condição humana. Essa identidade se dá através das relações sociais e através da educação.

4 - A Compreensão Humana - fundamentar a condição humana, através da racionalidade e afetividade. Vivemos em um mundo individualista, onde impera o egoísmo, o eu, e a rejeição ao próximo. A compreensão ao próximo e a nós mesmos fará com que as relações entre os seres humanos melhore e possamos enxergar o que se passa ao nosso redor.


5 - A Incerteza - O surgimento do inesperado amedronta, causa pânico, paralisia e incômodo. Somente quando nos sentimos incomodados, nos sentimos impulsionados a modificar, sair do conformismo e buscar novas certezas.


6 - A Condição Planetária - O ser humano deve tomar consciência de que não está sozinho. Todas as suas ações se reflete no meio ambiente ao qual está inserido. Sua condição implica em uma consciência ecológica, social, cultural com responsabilidade diante da vida no planeta.

7 - A Antropo-ética - O ser humano deve aplicar seus conhecimentos com ética, responsabilidades pessoais e sociais. A democracia permite a relação do homem na sociedade e o exercício da cidadania.

Também de acordo com Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa -  vem destacar a democracia vivenciada na prática educativa no sentido de trabalhar com o educando a autonomia do ser, do educando e do educador. A escola cidadã é aquela que se assume com seus direitos e deveres através de uma formação para a cidadania.
A crítica de Morin especialmente quando se trata de ensino do conhecimento, ninguém ensina o que é conhecimento e sim, o ensino já transmite o conhecimento é essencial que os professores absorvam essa ideia para ensinar. Os sete saberes citados por Edgar Morin  devem ser entendidos  como princípios a serem compreendidos tanto pelos professores quanto pelos  estudantes para começar uma educação de qualidade.
Todos os pontos são importantes, pois leva em consideração os problemas sociais e a complexidade do ser humano, nos fazendo refletir a importância de uma mudança na postura tanto do educador como da educação em geral. A formação docente deve levar em consideração o desenvolvimento de uma postura democrática, apta para o exercício da cidadania.

Questionamentos


1) Você concorda com a crítica de Morin?



    Concordamos. Precisamos estar atentos ao nosso mundo não podemos estar distante de tantas mudanças. E elas são necessárias e bem vindas. Somos seres inquietos que procuram, querem mais e precisam de mais.


2)E com os sete saberes?

 Concordamos , em alguns aspectos concordamos com ele. Pois a incerteza, o erro, nossas traduções, o que reproduzimos altera o conhecimento. E  acreditamos que é necessário um contexto tanto social, cultural, histórico, geográfico. Cada um de nós é um ser único com seus valores, pensamentos ideias e indagações certas para uns e errôneas para outros.Cada um de nós constrói o seu conhecimento influenciado por muitos fatores e coisas,inclusive pessoas,lugares e situações.
Mas não sabemos ao certo se há um destino comum para todos, onde todos podemos ter a condição planetária dita por ele.

3)Com os questionamentos do texto são ou podem ser considerados na prática cotidiana do educador?

Acreditamos ser importante a contextualização, não fazermos o conhecimento uma coisa pronta e acabada.
Como diz Paulo Freire a democracia, a autonomia o saber escutar e valorizar o que é diferente de nós são bastante preciosos e válidos para nós educadores. Saber ouvir nosso educando, aprender a escutar, a problematizar o conteúdo, falar de mudanças e mudar. Dar liberdade de criação do aluno galgar ele próprio o seu conhecimento, construir o seu saber.

4)Qual o papel e a importância deles?

Hoje devido a democracia, a tecnologia e a globalização podemos estar sintonizados ,mais próximos do nosso aluno. Atualmente, precisamos ser humildes e nos auto-examinar,nos avaliando para podemos estar atentos as diferenças e as riquezas de cada situação e formar assim um novo conhecimento.Um conhecimento  baseado em diferenças respeitadas, em pesquisas feitas, em tecnologia aplicada e em liberdades de escolhas.

Texto construído colaborativamente por Denise, Wânia, Marcelo, Claudiane e Marcio no endereço:
https://docs.google.com/document/d/1vrOkKzpyB84zhqYOPD39NR1L7a_GT1u8H3iNLjYxXsE/edit

Um comentário:

  1. Olá Denise, ficou ótima a publicação. Olha a Claudiane também participou da nossa wiki, ok?
    Abração.
    Wânia.

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