sábado, 11 de agosto de 2012

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO


Para realizarmos a atividade 4 do curso do PFT - Programa de Formação de Tutores, e após a leitura prévia do texto acima, foi realizado no dia 03 de agosto um chat que contou com a participação dos tutores Antônio, Wânia, Idalina, Franciely, Marcelo Morello, Márcia, Denise e Silvia.
O texto é parte de um livro que tem como tema a relação da mídia com a escola principalmente no EJA, e dá um alerta, que nos coloca a par da importância de aliar a comunicação para o desenvolvimento de uma educação crítica, onde a criança, o jovem e o adulto tenham satisfação e alegria utilizando a comunicação e por consequência a educação, além de alertar de que a TV e outros meios de comunicação devem ser usados de maneira crítica. Que o estado deveria investir no uso de gravações, tipo vídeo em escola para nossos alunos conhecerem e melhorar a relação x realidade. Não tem como separar, nos dias atuais a educação das mídias.
Aborda também a importância de analisar os recursos tecnológicos de acordo com a formação didática. A televisão, rádio, internet e outros aderem a cultura da satisfação e a escola tem o papel de proporcionar satisfação ao aluno. A escola deve ensinar a analisar criticamente de forma a direcionar o aluno a explorar as informações recebidas, a utiliza-las para crescer culturalmente. A escola tem o papel de levar o aluno a diferenciar e fazer uma postura critica daquilo que esta sendo exposto na mídia, tudo isso com limites de realidade, humanidade, solidariedade, ética, respeito, sem preconceito. 
Foi discutido também que as mídias vem sendo usada de forma errada, tendo como papel principal manipular as mentes para uma realidade voltada a interesse políticos e consumistas. A mídia apresenta mediações, representação, não a realidade, estabelecem padrões, estimulam o consumismo desenfreado, não acrescentando nada, apenas entretenimento, onde as pessoas são totalmente influenciadas pela televisão sem perceber que estão sendo dominadas.
Citamos como exemplo duas pesquisas recentes sobre quem esta na frente na candidatura a prefeitura de vila Velha, onde na gazeta Neucimar aparece ganhando e na tribuna aparece o Max. Pesquisas que devem ter sido encomendadas para iludir o eleitor, de acordo com o interesse de cada um, estabelecendo uma cultura de massa, todos acabam pensando que o que a televisão diz é o melhor, certo. 
Citou-se também exemplos de filmes como "O quarto poder", "Matrix" e 'o Show de Truman", que mostra o poder da mídia sobre as massas. E como ela pode influenciar entre a vida e a morte de uma pessoa. No campo positivo, as mídias trazem informações atualizadas e com o uso de muitas tecnologias fica mais fácil de aprender, mas sempre refletindo, tentando mostrar programas que sejam para a construção da personalidade de maneira positiva. Pois podemos extrair isto fazendo aulas com cuidado, usando-as a favor da educação. Os professores precisam analisar criticamente o uso das mídias e aprender a utilizá-las na prática, de uma forma correta, seja na produção com seus alunos , ou na utilização de mídias prontas.
Como o autor coloca: "Só aprendemos aquilo em que nos envolvemos profundamente e faz sentido para nós", pois quando faz sentido encontramos respostas..que nos faz crescer e atraindo para um mundo de informações que sejam apropriadas para cada idade, envolvendo o aluno. Exemplos de envolvimento dos alunos com as mídias foram produção de vídeos feitos pelos alunos com liberdade porém responsabilidade, valorizando toda a estrutura da escola. 
 Foi relatado um trabalho "O dia da Matemática" com as turmas 8ª/9º ano, que os alunos produziram um vídeo feito por eles sobre Malba Tahan e a maioria gostou muito. Foi a primeira vez que eles estudaram sobre Malba Tahan. Os alunos através de filmadora, elaboraram uma pesquisa, como se fosse um jornal com pesquisa na rua sobre a importância da matemática em cada profissão. Também foi relatado um trabalho com a criação de uma revista da matemática que deve ter cerca de 40 paginas, o conteúdo torna-se muito mais significativo, trazendo para a escola, mais perto do aluno, mídias que eles utilizam na escola. Como colocado pelo autor: sala de aula: "lugar privilegiado da educação, e a escola como um local de criação e recriação da cultura e da cidadania". Os impactos são trazer para a escola, mais perto do aluno, mídias que eles utilizam na escola.

Um comentário:

  1. Excelentes reflexões, Denise!

    Destaco a parte onde você cita que "a escola deve ensinar a analisar criticamente de forma a direcionar o aluno a explorar as informações recebidas, a utiliza-las para crescer culturalmente. A escola tem o papel de levar o aluno a diferenciar e fazer uma postura critica daquilo que esta sendo exposto na mídia, tudo isso com limites de realidade, humanidade, solidariedade, ética, respeito, sem preconceito".

    Abraço,
    Leandro

    ResponderExcluir