quinta-feira, 6 de junho de 2013

EIXO GESTÃO: ATIVIDADE 6 - AVALIAÇÃO DO CURSO PFT E GESTÃO DO TEMPO
SÍNTESE DO FÓRUM
Tutor 1 =>Fazer uma avaliação do caminho percorrido por nós nessa formação é algo de extrema complexidade.  O programa de formação de tutores visou a formação de tutores dando ênfase ao acompanhamento, avaliação, planejamento, gestão e administração do tempo. Ficou definido no PFT que  o tutor à distância têm funções distintas, dentre elas o acompanhamento das atividades. Embora a base da formação inicial seja a mesma, lidar com o aluno à distância exige qualidades e habilidades específicas a serem trabalhadas na teoria e na prática, onde o tutor não ensina, ele fornece informações, incentiva e orienta. Acrescentaria mais, o tutor é o facilitador, seu papel vai além do processo de mediação de aprendizagem, muitas vezes é de responsabilidade do tutor criar ambientes que facilite o uso das tecnologias, minimizando distâncias, dando segurança. A dificuldade nessa formação foi a de participar de todas as atividades, e o êxito maior foi o aprendizado, tanto na função de tutor como no uso de tecnologias como facilitadora do aprendizado.
Tutor 2 =>A expectativa de ser tutor de um grupo de professores da mesma área que a minha já foi uma grande barreira, pois não sabia com que tipo de professor iria me deparar. A formação enquanto tutor me trouxe grandes realizações, porque sempre tive curiosidades com as ferramentas tecnológicas e saber usá-las e aplicá-las, para mim, foi de grande valia. As discussões feitas através dos fóruns, wikis, chats, reuniões internas, dos assuntos abordados em cada atividade, fizeram-me crescer a cada dia. As ferramentas apresentadas nesta formação, tipo: como criar um wiki, um tutorial, etc., nos faz acreditar que podemos ir além do que somos. Acredito que a maioria dos professores, muitas vezes, deixa de aplicar tais ferramentas pelo simples fato de não terem a afinidade com as mesmas. Em qualquer formação online o tempo é fator importante e vejo que nós somos os responsáveis para o gerenciamento do mesmo. Por isso, consegui direcioná-lo de forma correta, realizando todas as atividades em tempo hábil, acompanhando o trabalho dos meus colegas e ajudando na medida do possível. Os trabalhos realizados em grupos online são interessantes, as ferramentas disponibilizadas, como hangoudt, skype, audacity, podomatic, entre outros, deixaram-se entusiasmado, porém tive bastante dificuldade por serem escritos em inglês, ainda estou apanhando, mas vou chegar lá. Uma dificuldade que encontrei foi nos cursos online, quanto ao comprometimento e credibilidade dos cursistas na participação dos fóruns. Acredito que o sucesso depende de todos, em especial da minha dedicação e honestidade no trabalho em que realizo. Não somos perfeitos, mas devemos procurar a perfeição.
Tutor 3 =>As atividades desenvolvidas na primeira parte do PFT foram muito importantes para mim. Confesso que estava muito insegura em assumir uma função de tamanha importância, achei que não seria capaz. Aos poucos fui me adaptando no que se refere ao psicológico e percebi que com o curso da primeira parte me tornei uma pessoa mais confiante e com maiores conhecimentos da função, isto devido aos conteúdos desenvolvidos e muito bem conduzidos pelo Tutor "chefe" Leandro e também por poder compartilhar com meus colegas minhas dúvidas e experiências e o mais importante aprender com as experiências deles. Na segunda parte da formação aprendemos algumas tecnologias que era desconhecida por mim e gostei muito de todas elas. Fazer tutoriais com o Jing e gravar podcast foi o que mais me chamou atenção nesta formação. Algumas discussões teóricas também acrescentaram muito na minha vida profissional, não só apenas pelo conteúdo estudado, mas também pelas descobertas que realizei quando estava estudando e pesquisando para responder as questões propostas. Um exemplo foi a descoberta da obra "A Sociedade do Espetáculo" e também a descoberta de que Karl Mark estudava matemática. Encontrei um livro chamado "Ei, professor" de Frank Mc Court. As atividades do PFT me fizeram pesquisar e avançar em pensamentos e conclusões para a minha vida pessoal e profissional. Exercer a tutoria é sempre um desafio pois apesar de termos estudado e nos prepararmos para assumir a função, eu não sabia como seria exatamente na prática. Aos poucos depois de começar a formação fui me adaptando e verificando que exerceria esta função com um certo preparo mas o fator mais importante foi o apoio dos colegas que estavam comigo nessa caminhada.
Tutor 4 =>As atividades desenvolvidas no curso PFT foram bastante complexas e me fez crescer em conhecimento, pois aprendi novas tecnologias, como jing, podmatic, que antes não conhecia. Acredito que o maior empecílio na minha formação foi o gerenciamento do tempo, pois como estou em sala de aula tenho provas, diários e outras tarefas que acabam por ocupar muito tempo. Quanto a Tutoria acredito que o principal é fazer a mediação, facilitar o acesso as novas tecnologias, motivar os alunos que a distância tendem a se afastar, além do acompanhamento das atividades.
Tutor 5 =>Eu encontrei como maior desafio a segunda fase do pft, pois na primeira fase o principal lado positivo era a participação direta de todos, suplentes e titulares juntos. Nesta fase a aprendizagem era maior, dúvidas eram sanadas rapidamente entre nós através dos fóruns. A segunda fase teve como ponto forte o aprendizado do uso de novas tecnologias, como: podomatic, wiki, skype, entre outros. Mas para nós suplentes a dificuldade foi maior, pois nosso contato direto com os titulares caiu drasticamente. Embora sempre presente e pronto a ajudar, até o contato com Leandro caiu nesta fase, o que tornou o processo de aprenizagem mais difícil para nós suplentes (acho que esse fator que afastou um pouco os suplentes das atividades do pft na fase 2). Mas com muita determinação, vontade de aprender e sempre se auto-avaliando neste processo de aprendizagem, na busca sempre de novos conhecimentos para uma melhoria pessoal e profissional, chegamos até aqui.
E juntos formamos esse novo time de educadores, com uma nova visão do futuro.
Tutor 6 =>  Minha maior dificuldade foi com o atender  a todas as tarefas que desenvolvo paralelamente ao curso e ao curso em si. Muitos aplicativos dentro da internet e com o próprio blog o qual não estou completamente apta ainda. Terminar as tarefas,dominando o aplicativo que eu deveria usar,ainda fazer o curso de mediação.Mediar e atuar como professor foi desafiante! Meu maior desafio foi construir a avaliação do meu trabalho dificuldades,pontos positivos e negativos diante do grupo.E eis que temos que agora desenvolver outra. Na primeira etapa, estávamos mais interligados facilitando assim a comunicação e as atividades em grupo.Agora estou me sentindo um pouco solta,claro que isto já era para acontecer.Daqui a pouco iremos caminhar sozinhos,estamos mais familiarizados com a tecnologia,mas ainda precisamos de uma pessoa para fazer a ponte,creio eu.



Um comentário:

  1. Olá Denise, bom dia!

    Sua síntese contempla tudo o que foi discutido no fórum.

    Obrigado pelo carinho e sucesso em sua caminhada. O Multicurso Matemática precisará muito de vocês na sequência, pois agora são vocês que estarão "de frente" no projeto!

    Abração,
    Leandro

    ResponderExcluir