domingo, 9 de setembro de 2012


Eixo 2 - Atividade 2

No processo de uma educação à distância o ensino aprendizagem deve assumir uma conduta dialógica, em um processo de conscientização e transformação. O aluno aprende como autor do conteúdo e o papel do tutor é orientar, animar a inteligência e incentivar a aprendizagem e o pensamento.
            Na educação à distância o espaço interativo é criado através de tecnologias mediadoras fazendo com que os tutores e cursistas interajam, troquem experiências, ações e reflexões que irão fortalecer o conhecimento através de propostas questionadoras. Este espaço interativo não deve ser impessoal, frio, desumanizado, mas sim um espaço onde todos, tutores e cursistas, possam sentir prazer em debater, dialogar. O cursista não deve se sentir solitário, por isso a importância da interação. Como tutor, nesse espaço de aprendizagem, devemos no colocar como aluno e juntos construir um ambiente de coparticipação da aprendizagem.
            A interação em ambientes presenciais deveria ser realizada através do debate, da orientação onde o professor não ensina, apenas orienta o aprendizado do aluno. Porém na realidade isto não acontece. O professor tende a se apresentar como transmissor do conhecimento, como detentor do saber, onde o aluno é receptor de tais conhecimentos. Já na interação a distância o aluno aprende sem o mestre, apenas pela tensão de seu próprio desejo. O mestre encaminha o aluno para utilizar sua própria inteligência, dialogando e interagindo com ele em busca daquilo que lhe é prazeroso a aprender.

2 comentários:

  1. Olá Denise.
    Seu relatório está ótimo. Parabéns.
    Antônio José Belbuche Muri

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  2. Oi, Denise, interessante quando você estabelece a diferença entre as interações presencial e a distância. Num mundo ideal, em qualquer cirscunstância, deveríamos nos colocar como aprendizes também, porque trocar experiências é sempre uma oportunidade para aprender, não acha?
    Abraço,
    Ana

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