Eixo 2 - Atividade 2
No
processo de uma educação à distância o ensino aprendizagem deve assumir uma
conduta dialógica, em um processo de conscientização e transformação. O aluno
aprende como autor do conteúdo e o papel do tutor é orientar, animar a
inteligência e incentivar a aprendizagem e o pensamento.
Na educação à distância o espaço
interativo é criado através de tecnologias mediadoras fazendo com que os
tutores e cursistas interajam, troquem experiências, ações e reflexões que irão
fortalecer o conhecimento através de propostas questionadoras. Este espaço
interativo não deve ser impessoal, frio, desumanizado, mas sim um espaço onde
todos, tutores e cursistas, possam sentir prazer em debater, dialogar. O cursista
não deve se sentir solitário, por isso a importância da interação. Como tutor,
nesse espaço de aprendizagem, devemos no colocar como aluno e juntos construir
um ambiente de coparticipação da aprendizagem.
A interação em ambientes presenciais
deveria ser realizada através do debate, da orientação onde o professor não
ensina, apenas orienta o aprendizado do aluno. Porém na realidade isto não
acontece. O professor tende a se apresentar como transmissor do conhecimento,
como detentor do saber, onde o aluno é receptor de tais conhecimentos. Já na
interação a distância o aluno aprende sem o mestre, apenas pela tensão de seu
próprio desejo. O mestre encaminha o aluno para utilizar sua própria
inteligência, dialogando e interagindo com ele em busca daquilo que lhe é prazeroso
a aprender.
Olá Denise.
ResponderExcluirSeu relatório está ótimo. Parabéns.
Antônio José Belbuche Muri
Oi, Denise, interessante quando você estabelece a diferença entre as interações presencial e a distância. Num mundo ideal, em qualquer cirscunstância, deveríamos nos colocar como aprendizes também, porque trocar experiências é sempre uma oportunidade para aprender, não acha?
ResponderExcluirAbraço,
Ana