quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Informação e Ferramentas Tecnológicas na Educação - Eixo II - Atividade 3



 Quando se fala em tecnologias, estamos muito avançados. Novas técnicas são  implantadas a todo momento, porém a humanidade não está acompanhando essas mudanças. A ideologia está ultrapassada, ainda pensamos como na tirinha no século XIX, não acompanhamos os avanços tecnológicos.

domingo, 9 de setembro de 2012


Eixo 2 - Atividade 2

No processo de uma educação à distância o ensino aprendizagem deve assumir uma conduta dialógica, em um processo de conscientização e transformação. O aluno aprende como autor do conteúdo e o papel do tutor é orientar, animar a inteligência e incentivar a aprendizagem e o pensamento.
            Na educação à distância o espaço interativo é criado através de tecnologias mediadoras fazendo com que os tutores e cursistas interajam, troquem experiências, ações e reflexões que irão fortalecer o conhecimento através de propostas questionadoras. Este espaço interativo não deve ser impessoal, frio, desumanizado, mas sim um espaço onde todos, tutores e cursistas, possam sentir prazer em debater, dialogar. O cursista não deve se sentir solitário, por isso a importância da interação. Como tutor, nesse espaço de aprendizagem, devemos no colocar como aluno e juntos construir um ambiente de coparticipação da aprendizagem.
            A interação em ambientes presenciais deveria ser realizada através do debate, da orientação onde o professor não ensina, apenas orienta o aprendizado do aluno. Porém na realidade isto não acontece. O professor tende a se apresentar como transmissor do conhecimento, como detentor do saber, onde o aluno é receptor de tais conhecimentos. Já na interação a distância o aluno aprende sem o mestre, apenas pela tensão de seu próprio desejo. O mestre encaminha o aluno para utilizar sua própria inteligência, dialogando e interagindo com ele em busca daquilo que lhe é prazeroso a aprender.

sábado, 8 de setembro de 2012



De acordo com John Dewey, o aprendizado só se dá quando as ideias são compartilhadas. E isso só é possível em um ambiente em que não haja barreiras à livre expressão do pensamento. 


Sim concordo com Dewey quando diz que o aluno deve ser protagonista de sua própria aprendizagem.  Através da troca de experiências, atividades compartilhadas é que podemos participar ativamente do processo ensino aprendizagem.  O PFT vem compartilhar experiências na formação, quebrando paradigmas, fazendo com que aprendamos a incentivar as discussões e motivando uma aprendizagem mais significativa.